Conheça a história do Chez L’Enfant,

nossa Proposta Pedagógica e

as faixas etárias que atendemos.

Nossa História

Desde 1979, a melhor casa da criança! Nossa proposta é ir além de ensinar! Com a Chez L’Enfant o aluno desenvolve diariamente atividades que estimulam o seu desenvolvimento, e com vivências e estímulos, encontram suas habilidades, descobrindo sentimentos, pensamentos e aprendendo a entender cada vez mais o seu importante papel na sociedade.

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica da escola está fundamentada na teoria construtivista sócio-interacionista onde o aluno é sujeito do seu próprio desenvolvimento. A criança é estimulada a buscar o conhecimento a partir de suas vivências e a expressar seus pensamentos, sentimentos e opiniões. É neste trabalho diário de valorização e respeito que a criança vai desenvolvendo sua autoestima, combustível básico da felicidade pessoal e sucesso profissional.

A diretora e psicóloga Maria Lucia Rodrigues da Silva aposta na interação família-escola como essencial na formação da criança oferecendo aos pais orientações de caráter preventivo. Certamente essa parceria tem agraciado nossas crianças, uma vez que tem permitido conhecer melhor a história de cada uma delas, sem a qual não faríamos artífices da educação.

O processo de oferecer aos pequeninos oportunidades ricas de aprendizagem, só pode ser plenamente alcançado com o envolvimento dos familiares. Por isso, não apenas as crianças, mas também os pais, são convidados a estar na escola, tanto para acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos, como para compreender melhor o seu próprio papel nesta rica experiência de educar.

O Chez L’Enfant tem se delineado então, como uma escola inovadora em seus primórdios e renovadora ao longo de sua existência, agregando em sua Proposta Político-Pedagógica, valores que legitimam dia a dia seu compromisso com a formação ética e cidadã.

E assim, nossa história se faz… dialética e bela… como toda história da Educação!

Faixa Etária – Berçário

Ao se falar em Berçário, qual a primeira ideia que lhes vem em mente? Certamente a palavra “cuidado” está inserida nesse contexto. O banho, a troca de fralda, o sono, a alimentação… Sem dúvida, o cuidado possui relevante importância, mas não é nossa única preocupação.

O grande diferencial do Berçário do Chez L’Enfant consiste na “estimulação”. Por meio de uma equipe preparada para oferecer diferenciados estímulos aos pequenos e pela presença da Terapeuta Ocupacional para orientar e direcionar o trabalho, o processo de estimulação se consolida dentro da nossa rotina. A partir de uma avaliação, a estimulação individualizada é iniciada com o intuito de potencializar o desenvolvimento de cada criança.

Faixa Etária – 1 a 3 anos

Fase da descoberta do mundo, da curiosidade exacerbada, das crianças cuja “pilha” não acaba nunca! O brincar é ainda mais crucial para o desenvolvimento nesta fase, por isso, a maior parte das atividades são desenvolvidas fora da sala de aula.

Do ponto de vista do desenvolvimento físico e motor, as crianças que estão deixando o Berçário tiveram como última aquisição, o desenvolvimento da coordenação motora ampla.  Desta forma, é necessário incentivar a marcha e o equilíbrio. Ao final de três anos de escolarização infantil, por meio de atividades que valorizam o brincar, como correr, subir e pular, a criança apresenta um bom domínio do seu corpo, reconhece e testa seus limites.

Do ponto de vista psicossocial, o caminho é da inteligência egocêntrica à socialização. Brincadeiras em grupo, roda, atividades de esperar a vez, partilhar brinquedos com os colegas, permitem que as crianças descubram e valorizem o viver em comunidade. A segurança e a autonomia são estimuladas em situações simples como responsabilizar-se por organizar o próprio lanche sobre a mesa, usar o copo, guardar seus brinquedos e cuidar do ambiente.

No ponto de vista cognitivo, o foco está no desenvolvimento da linguagem. Músicas, parlendas, jogos e contação de histórias incentivam os pequenos não apenas no se expressar, como a compreender a função e o valor das diferentes linguagens, especialmente a oral. Brincar de ler as histórias, reconhecer o próprio nome e o nome dos colegas escritos nos objetos pessoais e fichas, são atividades que permitem as crianças começar a ter contato com o mundo das letras.

As bases do conhecimento matemático também vão se estruturando a partir de atividades lúdicas. O balde de areia cheio ou vazio, a fila do escorregador longa ou curta são experiências do mundo real que os educadores aproveitam para ajudar as crianças a construirem a percepção matemática que envolve ainda conceitos de tempo e espaço. Brincando de classificar, de montar coleções, meninos e meninas começam a desenvolver noções de conjunto. Nesta faixa etária, a criança também tem grande interesse pela figura humana. Isso permite que ela conheça o próprio corpo e seja capaz de representá-lo.

Faixa Etária – 4 a 5 anos

Com a linguagem oral plenamente desenvolvida, apresenta-se a linguagem escrita. O alfabetário é introduzido de forma instigante às crianças de 4 anos e o processo formal da construção de escrita e leitura aprofunda-se aos 5 anos quando a criança já é capaz de compreender 9 mil  palavras. O lúdico continua comandando o processo de construção do conhecimento pois, brincar é o instrumento de trabalho da criança.

Reinventar histórias, mudar personagens de lugar, propor novos episódios, alterar o fim dos contos, transformar prosa em poesia são atividades que incentivam o gosto pela leitura e escrita. Mantem-se o foco no desenvolvimento da autoestima e autonomia. A criança capaz de ler e inventar suas próprias histórias é seguramente mais feliz e pronta a novos conhecimentos.

A sistematização do ensino da matemática permite que o conceito de números seja finalmente consolidado. Da contagem recitativa, constrói-se a contagem numérica, e a criança finalmente tem consciência de que o número é uma representação. É o que forma as bases para mais uma descoberta: as operações matemáticas.

No ponto de vista psicossocial, investe-se ainda mais nos combinados já construídos desde o maternal e que agora podem ser mais amplos. Isso permite às próprias crianças construir a noção de limite e buscar resolver suas diferenças pelo diálogo. Também incentiva a reflexão e a argumentação, já que as crianças querem sempre discutir e propor novos combinados e novas regras para jogos.

Funcionamento

Manhã: de 8h às 12h
Tarde: 13h às 17h30
Integral: 7h30 às 18h30

Localização

Rua Araguari, 1400
Bairro Santos Agostinho
Belo Horizonte MG

Contato:

(31) 3292-2112

(31) 98511-1067

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